quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Círio da Prata Grande - O Maior




Círios:


Desde o século XVII foram muitos os povos, de diversas localidades, que se deslocaram em romaria para prestar devoção à Nossa Senhora da Nazaré. Estão registados peregrinações colectivas provenientes da Pederneira, Penela, Santarém, Coimbra, Sintra, Ericeira, Colares, Mafra, São Pedro de Dois Portos, Almargem do Bispo, Óbidos, Porto de Mós, Alcobaça e Alhandra, pertencentes a cerca de 36 círios diferentes.
Actualmente já se contam um menor número. São três os círios que ainda hoje estão presentes nas celebrações religiosas anuais, nomeadamente, o círio da Prata Grande, Penela e de Olhalvo. Contudo, o culto à Nossa Senhora da Nazaré é anterior a esta data, apesar de não haver registos físicos do mesmo, julga-se que as peregrinações colectivas remontam o início do século XV, e a crença na Imagem de Nossa Senhora da Nazaré começou a ganhar destaque a partir do milagre de Dom Fuas Roupinho, em 1182.
Segundo o autor de Tradições Religiosas entre o Tejo e o Sado, Luís Marques, um círio “é uma confraria popular que anualmente se desloca a um santuário, em cumprimento da promessa antiga e colectiva feita pela povoação, em tempos idos”. Esta promessa pode ser apenas o compromisso em venerar a imagem.
No caso de Nossa Senhora da Nazaré, os círios deslocam-se em romaria, no dia oito de Setembro, ou domingo seguinte no sentido de prestar homenagem e devoção à Virgem.
O chamado Círio da Prata Grande começou, precisamente, na Paróquia da Igreja Nova, há muitos anos, quando um morador do Penedo da Arrifana, João Manuel, já idoso, resolveu ir em romagem à Nazaré, montado no seu burrito, para implorar a cura da sua mulher, gravemente doente. O seu pedido foi atentido e, em prova de agradecimento, deslocou-se ao Santuário da Nazaré, durante quatro anos seguidos, acompanhado por familiares e devotos das vizinhanças. O movimento de aderência por parte dos moradores da Igreja Nova e dos arredores foi enquadrado por «Confraria de Nossa Senhora da Nazaré» que teve compromisso aprovado em 1742 e que encontra,actualmente, em 17 Freguesias dos Concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras.

Paroquias que integram o Círio da Prata Grande:


Igreja Nova, Mafra, Santo Izidoro, Montelavar (Sintra), Encarnaçăo, S. Pedro da Cadeira (Torres Vedras), Ericeira, Alcainça, Terrugem (Sintra), S. Joăo das Lampas (Sintra), Sobral da Abelheira, Santo Estevăo das Galés, Gradil, Azueira e Enxara do Bispo.


Sem comentários: