domingo, 13 de setembro de 2009

Gente de Fé


Cristãos Amigos


Depois da Imagem Peregrina de Nossa Semhora do Cabo Espichel distinguir a nossa paróquia com a sua presença durante um ano (2007-2008) e nela ter deixado marcas que apenas o lento passar dos anos fará diluir, chega agora à nossa igreja, de onde saiu há já dezasseis anos, a Veneranda Imagem de Nossa Senhora da Nazaré que ficará em nossa companhia até Setembro do próximo ano.

Muitos são os títulos atribuídos à Santíssima Mãe de Jesus, contudo todos designam uma mesma senhora, a Imaculada e Sempre Virgem Maria, a Senhora do "Fiat", Aquela Menina-Mulher que, com apenas quinze anos, soube ouvir a proposta de Deus e responder SIM ao Seu chamamento: "Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra" (Lc 1, 38). E o mundo nunca mais foi nem voltará a ser o mesmo!
Do Seu seio nasceu nasceu Aquele que veio ensinar os homens a amar e a perdoa, a sofrer e a sorrir, a sentir esperança em vez de desespero e, sobretudo, a olhar para Deus como um Pai bondoso, amigo e sempre pronto a receber de braços abertos aquele que, reconhecendo o erro, arrependico, procura novo caminho para a sua vida; em suma um Pai.
É por isso que tem nos braços o Seu Divino Filho, como que a querer mostrá-lo a toda a gente; e com Ele podemos superar as, cada vez maiores, tentações com que o mundo nos acena. O caminho não é fácil, bem pelo contrário, mas sabemos que, no fim, teremos a consciência tranquila e o prazer de termos tornado alguém menos infeliz pelo "simples" facto de lhe ter sido dado a conhecer Jesus Cristo. Porém nem toda a gente quer ouvir falar Jesus, ( há dois mil anos também era assim): Ele torna-se incómodo porque crítica aquilo que fazemos e não devíamos ter feito, que dissemos e não devíamos ter dito. Ele pede-nos que nos esqueçamos um pouco de nós para prestar também atenção a quem está ao nosso lado! Quantas vezes, uma simples palavra dita no momento certo, um pequeno gesto pode, na vida de alguém, ser a diferença entre esta fazer ou não sentido.
Numa sociedade cada vez mais laicista e laicizante, em que quase não há lugar para o próximo, cabe-nos a nós cristãos, constituir um exemplo vivo do que é viver em comunidade; porque se aqueles que nos rodeiam estão felizes;, então, por acréscimo, essa felicidade acabará também por nos tocar.
Que a presença de Maria, figurada entre nós pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, possa tocar os nossos corações ensinando-nos a responder SIM aos convites do Pai e, com o Espírito Santo, nos mostre o caminho que conduz ao Filho.

Comissão de Festas de Nossa Senhora da Nazaré ( Igreja Nova 2009)




Sem comentários: